terça-feira, 26 de julho de 2016

GENTRIFICAÇÃO: QUE PALAVRA É ESSA?



Gentrificação é um termo utilizado para mostrar um processo de mudança imobiliária. Esta palavra é usada sempre que acontece uma reestruturação significativa nos perfis residenciais e padrões culturais de um bairro ou de uma cidade.




O processo de gentrificação acontece, por exemplo, quando um governo resolve retirar uma favela de uma região para dar espaço a construção de um bairro ou empreendimento destinado a uma população com maior poder aquisitivo. 

Será que isso já aconteceu em sua cidade?

Como exemplos de gentrificação, podemos citar as mudanças que aconteceram nos bairros do Soho, Greenwich Village e Harlem, em Nova Iorque. No Brasil, o processo foi visto na revitalização do Centro de São Paulo e nos bairros de Botafogo e Flamengo, no Rio de Janeiro.

A gentrificação também é aplicada em áreas periféricas ou suburbanas e, na maioria dos casos, envolve remoções forçadas de comunidades com o objetivo de revitalizar áreas e aplicar novos padrões de paisagismo urbano.

Segundo arquitetos e especialistas em urbanismo, a gentrificação não é um processo ruim, mas pode promover uma grande descaracterização de bairros e cidades. Em muitos casos, esse processo é aplicado com o intuito de reorganização espacial e para a criação de bairros sustentáveis.

GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial