sexta-feira, 17 de julho de 2015

FUSOS HORÁRIOS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL II


FUSOS HORÁRIOS – 6ºANO – Ensino fundamental II

Você já deve ter ouvido que existem vários horários diferentes entre os países e até mesmo nas regiões de nosso país. Esta diferença entre os horários se deve pelo movimento de rotação( movimento realizado em torno de seu próprio eixo) do planeta Terra.
O planeta por possuir uma forma esférica, quando realiza o movimento de rotação uma parte fica iluminada pelo Sol e a outra fica escura. E na medida que este movimento se realiza as áreas que estavam iluminadas vão escurecendo e vice versa.
Para que não houvesse confusão nos horários, devido a variação da luminosidade no local, no final do século XIX, foi adotado um sistema de padronização dos horários da Terra que divide o mundo em fusos horários.
Para tanto, foi denominado que a Terra possui 360º (circunferência do planeta), sendo o dia dividido em 24 horas(tempo necessário para a Terra completar seu movimento de rotação)
Então se dividirmos os 360º por 24, teremos 15º ( correspondendo a 60 minutos, ou seja, 1 hora ), sendo chamados de fuso horário.

A Terra possui 24 fusos horários, sendo cada um correspondente a uma linha imaginária traçada de um polo ao outro. Dessa forma cada fuso se encontra entre dois meridianos e todo o espaço que se encontra entre dois meridianos possui o mesmo horário.
O principal meridiano é o de Greenwich, onde se convencionou a chamá-lo de marco zero. É a partir do meridiano de Greenwich, no sentido leste, aumenta-se uma hora para cada fuso e no sentido oeste, atrasa-se uma hora.
No Brasil existe três fusos horários. O primeiro abrange o arquipélago de Fernando de Noronha e outras ilhas oceânicas; o segundo corresponde ao horário de Brasília (maior parte dos Estados brasileiros); e o terceiro abrange os estados situados mais na faixa oeste do território brasileiro.

GOOGLE +
←  Anterior Página inicial